HOME » A cooperrita » História

História

CooperRita, uma trajetória de sucesso!

Santa Rita do Sapucaí, empreendedora por natureza, mais conhecida como “O Vale da Eletrônica”. Entre vales e montanhas, gente inteligente que produz e acontece para o mundo. Foi nesse cenário que, no final da década de 50, um grupo de produtores rurais resolveu ousar e crescer.

Unir esforços para que a atividade rural pudesse ser mais valorizada e lucrativa. Assim, em 29 de dezembro de 1957, nascia a CooperRita (Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí), com 63 cooperados e tendo como primeira diretoria eleita os produtores João Luiz Vilela, diretor presidente, Antônio Portugal Rennó, diretor comercial e Adelino Carneiro Pinto, diretor secretário.

Após a institucionalização da Cooperativa, forma dois anos de processos burocráticos e estruturais para o início das atividades.

Em 1959, a CooperRita associou-se à Cooperativa Central de Laticínios do Estados de São Paulo e no dia 1º de agosto do mesmo ano, enviou sua primeira produção de leite, 10.094 litros, para a comercialização em São Paulo. O sonho dos 63 empreendedores começava a se tornar realidade.

Uma empresa rumo ao futuro...

Hoje, com quase 1.000 cooperados e atuando nas áreas de leite, café, indústria de lácteos (doce de leite, requeijão, queijo, iogurte e manteiga), 12 lojas próprias, produção de rações, além da completa assistência técnica prestada ao produtor rural, a CooperRita está entre as maiores e mais importantes cooperativas do Brasil.